A verdade por trás das cores da Covilhã

Já lá vai o tempo em que o grafiti era considerado lixo visual. Rabiscos e palavras sem sentido, deram lugar a verdadeiras obras de arte nos últimos anos em Portugal. As fachadas de prédios antigos, grandes muros e painéis têm vindo a ser embelezados por imagens bonitas, criativas e com significado, um pouco por todo o país. Ilustres artistas são convidados a deixar a sua marca na história de cada localidade, transformando-as em verdadeiras galerias a céu aberto.


Fonte da imagem: https://bit.ly/3rzXh3l

A arte urbana é, atualmente, um verdadeiro atrativo, que chama forasteiros à sua observação, pelo seu interesse contemporâneo e pela qualidade que encerra. Para os locais, constitui um benefício sem igual, por tornar as aldeias, vilas e cidades mais agradáveis à vista e ao passeio. Assim, qualquer um fica orgulhoso por abrir as portas da sua terra aos visitantes mais curiosos!


Na Covilhã, muitos são já os exemplos de arte urbana, espalhados por toda a cidade. Por ocasiões mais ou menos específicas, vários são os artistas que têm sido desafiados a conceber as suas melhores criações, tendo como tela as zonas mais recônditas da região. São originais nos materiais e técnicas que utilizam, imputam simbologia às obras e transmitem uma mensagem com significado humanizado. De realçar, também, a atenção que tem sido dada à cultura regional, ou seja, na maioria dos casos, existem representações que traduzem tradições, história e personalidades covilhanenses. São muito mais do que simples pinturas ou esculturas, são verdadeiras obras de arte, passiveis de estudo e interpretação.


Ao visitar estas preciosidades do Centro Interior de Portugal, fique connosco. No TheVagar vamos acolhê-lo gentilmente, tomar um copo de vinho junto à fogueira, conversar, rir e conviver. Vamos dar-lhe a provar as melhores iguarias tradicionais da região, como o singular queijo da Serra da Estrela, o delicioso presunto ou o magnífico pão de centeio. As vistas são impressionantes. Vão fazê-lo sentir-se no céu. Literalmente! Passeie pela Serra da Esperança. Por ali pode ir descalço. Pergunte-nos sobre o melhor percurso para ver a arte urbana da cidade da Covilhã: vamos aconselhá-lo, indicar-lhe o melhor guia e, quem sabe, até, acompanhá-lo. E se vier no verão, ainda poderá participar nos Festivais de Arte Urbana que por aqui se realizam, eventos que pretendem dar destaque a esta inovação das cidades atuais e que lhe vão proporcionar a melhor das experiências! Autêntica. Genuína. Única.