• Cátia Rodrigues

Encante-se com as praias fluviais da Serra da Estrela

Se está habituado a desfrutar de praias de água salgada, onde ouve o som das ondas do mar, que rebatem na areia fina e dourada da costa portuguesa, não vai poder perder a diferença das praias fluviais do interior lusitano.


Uma praia fluvial distingue-se por ser um espaço envolto na floresta, na montanha. A terra pura e negra contorna o curso do rio e os bichinhos de muitas patas são convidados sempre presentes. Peixes, sapos, aves e salamandras também estão por lá, simpáticos que são em permitirem a visita dos humanos no seu habitat natural!


Nos últimos anos, as praias fluviais de Portugal, ganharam destaque pela privacidade que proporcionam, pela alternativa saudável, tranquila e segura ao mar e pelo contacto puro e virgem que permitem com a natureza. Alguns municípios esforçam-se por melhorar as infraestruturas, de modo a harmonizar o usufruto destes espaços por parte dos utentes, no entanto, por vezes, elas são perfeitas simplesmente como são. Naturais. Exclusivas. Cruas.


Na Serra da Estrela, muitos são os segredos escondidos, acessíveis apenas aos mais conhecedores e curiosos da região. No TheVagar, partilhamos só um pouco. O que permite equilíbrio, proporção e respeito. E esperamos que desfrute intensamente. Afinal, sabemos que tudo é possível.


Ao passar um fim de semana connosco, prepare-se para sair bem cedinho, depois de lhe servirmos um delicioso pequeno-almoço tradicional. Siga rumo a Gouveia e pare nas Penhas Douradas, na praia fluvial mais alta de Portugal. Passe o dia entre mergulhos na linda lagoa azul da praia fluvial do Vale do Rossim e caminhadas no planalto superior da Serra da Estrela. Ao regressar, encontrar-nos-á de garrafa de vinho aberta, prontos para ouvir as delícias que tem para nos contar.


Se vier de férias, não pode deixar de reservar uma tarde para visitar a praia fluvial de Valhelhas, mais para os lados da Guarda. Peça-nos a sua cesta piquenique e desfrute das iguarias regionais da Beira Interior, junto à margem do Rio Zêzere. Fique para a noite e assista a um dos inúmeros espetáculos musicais que por ali acontecem, sobretudo no mês de agosto.


Se o que procura é o máximo de exclusividade e uma experiência verdadeiramente única, aconselhamos a praia fluvial de Loriga, do outro lado da Serra, em Seia. Esta praia é diferente de todas as outras, pois é constituída por pequenas piscinas fluviais, em pleno vale glaciar da Serra da Estrela. Prepare-se para sentir a água a chegar-lhe à alma, de tão pura e gelada que é. À chegada os nossos sorrisos aquecem-lhe o coração.