top of page
  • Writer's pictureCátia Rodrigues

O que podemos aprender com o Movimento Slow

Decorria o ano de 1986, quando um grupo de ativistas decidiu fazer uma manifestação, contra a construção de um McDonald’s na Piazza di Spagna, no coração de Roma. O objetivo era defender as tradições regionais, a boa comida, o prazer gastronómico e um ritmo de vida lento. Nascia assim o conceito de Slow Food.


Com o passar do tempo, o Slow Food foi crescendo e desenvolvendo um pouco por todo o globo, expandindo a sua área de atuação para outras vertentes da vida, tais como as viagens (Slow Travel) ou a educação (Slow School). Hoje, o Slow é um Movimento consistente e enraizado na sociedade. Aos poucos, mais e mais pessoas se vão identificando, aderindo e colhendo os benefícios desta forma de estar na vida.


Mas, o que é exatamente isso de ser slow? Quer dizer que andamos sempre “a passo de caracol”?


Nada disso! Ser slow significa conhecer as suas necessidades e limitações e viver uma vida plena, de acordo com elas. Em verdade. Em liberdade. Em plenitude. Significa apreciar as pequenas coisas da vida, em consciência. Significa estar presente no momento presente. Significa priorizar-se e a quem mais gosta. Significa ser, ter e fazer aquilo com o que mais se identifica. Com segurança. Com confiança. Com leveza.


Ao ritmo frenético a que o mundo gira nos dias de hoje, pode ser uma tarefa bem complexa aceitar que merece tudo isto. Mas merece. Merece sim. Em boa verdade, é essa a essência do Ser Humano: coerência, harmonia e encontro com a (c)alma. Só que nos levaram a acreditar no contrário. Force-se a sair do rebanho e observe bem o caminho que ele leva. Parece-lhe mesmo o mais saudável, o mais sustentável, o mais equilibrado?


Venha até ao TheVagar desacelerar. Comungamos da Cultura Slow, colocamo-la em prática nas ações do dia-a-dia e teremos todo o gosto em reintroduzi-lo nestas lides de que já se esqueceu. Para firmar o nosso compromisso slow, estabelecemos parceria com o Slow Movement Portugal, com quem também vamos desenvolvendo diversos eventos que propiciam a atenção plena e a paz de que tanto precisa. Esteja atento!




bottom of page