top of page
  • Writer's pictureAdriana Travasso

Sustentabilidade e Certificação: o compromisso do TheVagar

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce

Fernando Pessoa


Ainda o TheVagar não passava de um sonho, e muito antes da obra nascer, já uma certeza se desenhava: a sustentabilidade e uma certificação que reforçasse este compromisso eram um “must have”.


Desde o primeiro momento que o TheVagar tem iniciativas e toma decisões que se baseiam nos três pilares da sustentabilidade: Pessoas, Ambiente e Economia. Tornou-se fácil, portanto, a escolha sobre qual seria a certificação mais adequada para nós - a Certificação Biosphere.


A Biosphere Portugal é responsável pela certificação de destinos turísticos e empresas do setor em Portugal, cujos referenciais estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. De destacar que o TheVagar está integrado nas Aldeias Históricas de Portugal, que, juntas, constituem o primeiro destino a ser certificado, em Portugal.


O nosso cuidado com o ambiente sente-se nas paredes de granito, que obstinadamente decidimos manter. Na elegante hera, a quem somos gratos pelo embelezamento que dá às nossas fachadas. No azulejo do século XVIII, que relembra “A Chandeirinha”, com a sua história, com o seu legado. Nos materiais de construção, como a cortiça ou a madeira, que são naturais, autênticos, poderosos. Na ausência de quaisquer produtos químicos na manutenção das nossas queridas plantas. No respeito e na preservação dos bichinhos, que generosamente nos deixam viver aqui, com eles, na sua casa. No aproveitamento das nascentes de água, espalhadas por toda a Serra da Esperança, uma ajuda preciosa nas tarefas do dia-a-dia. Na produção biológica, que pinta os nossos terrenos agrícolas de verde e presenteia a nossa mesa com sabores ancestrais.



Social e economicamente, temos como premissa o eternizado slogan “o que é nacional é bom”. Desde o tijolo à loiça do nosso pequeno-almoço, aqui respira-se Portugal. Mas vamos mais longe. Vamos mais fundo. Apostamos nas parcerias com empresas locais. Acreditamos verdadeiramente no poder da cooperação. Entendemos que a promoção dos produtos e serviços dos nossos parceiros pode fazer a diferença na experiência dos nossos convidados. E fazemos acontecer. Damos-lhe a conhecer o melhor pão da região, o queijo mais saboroso ou o vinho mais gracioso. E estes miminhos não lhe chegam pelas mãos de qualquer um. São-lhe entregues por pessoas da terra, que a amam genuinamente e que fervem de alegria por partilhar todo este tesouro consigo.


Iniciativas planeadas cuidadosamente, adequadas a cada época do ano, são uma constante no TheVagar. Desde a plantação de árvores, a apanha de produtos na nossa horta biológica, os passeios de observação pela serra, onde a qualquer instante nos podemos cruzar com um corso ou uma perdiz, a contemplação das estrelas, a alimentação ou higiene dos nossos colegas de quatro patas, são exemplos de respeito, educação e gentileza. Pelas Pessoas. Pelo ambiente. Pela Economia.


Acima de tudo, queremos que os nossos convidados usufruam em pleno do TheVagar. Que abrandem, que desfrutem, que vivam o momento. Aqui, tudo fazemos para o seu bem-estar e o do planeta. Consegue sentir?







bottom of page