top of page
  • Writer's pictureCátia Rodrigues

Venha ao TheVagar descobrir a história das histórias

O TheVagar emerge da Serra da Esperança, um local puro, virgem, onde a natureza, a paz, a imensidão se destacam. Mora ali, bem na vila de Belmonte, de onde desponta a autenticidade de um povo humilde, despretensioso, simples, transparente. Reflexo de séculos de história a defender o território. Legado de coragem, firmeza, determinação.


Belmonte pode ser o princípio, o meio ou o fim. Integrado no projeto “Aldeias Históricas de Portugal”, que une, em rede, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso, este território, todos e cada um deles prometem a calma, a tranquilidade e o silêncio que urgem nas células de cada visitante. Os velhinhos jogam às cartas na rua. As ovelhas pastam logo ali. Os vizinhos conhecem-se pelo nome. A vida desenrola-se em câmara lenta. O tempo parece mesmo ter parado. É inevitável: vai deixar-se influenciar pela liberdade de meramente ser.





Se dúvidas tiver, comece connosco. Comece TheVagar. Daqui chegará a qualquer lugar. Encontrará o seu destino, todos os destinos. Iremos ouvi-lo. Perceber o seu norte. Ajudá-lo a traçar o seu caminho. Ter em conta o encanto que pretende alcançar. Sussurrar-lhe as melhores pistas sobre o que ver, o que ouvir, o que saborear, o que cheirar, o que sentir. Venha sozinho. Junte a família. Convide um amigo. Chegue de carro. Traga a bicicleta. Ou simplesmente venha. Conhecer. Participar num evento. Passear. Desfrutar de um espetáculo. Observar as estrelas. Ou serenamente estar.


Ao observar os cenários, as muralhas, as ruínas, adivinham-se vigorosas batalhas, sangrentos confrontos e distintas vitórias. Estas últimas, o motivo de tantas igrejas, capelas e santuários espalhados por esse país fora, que foram erigidas como agradecimento e devoção a uma força superior. Descobre-se, assim, um pouco da cultura, algo sobre jeitos e manias, muito da tradição, bastante das pessoas. Venha por bem. Venha TheVagar.


Este é só um vislumbre do que pode conhecer, descobrir, aprender ao visitar o TheVagar. Umas horas, uma história. Uns dias, um capítulo. Umas semanas, um livro. Uns meses, uma enciclopédia. Aqui residem os factos, as lendas, a magia. Venha ao TheVagar. Venha à Serra da Esperança. Venha a Belmonte. Venha à Serra da Estrela. Venha às Aldeias Históricas de Portugal. Venha ao centro. Venha ao interior. Venha a Portugal!

bottom of page