top of page
  • Cátia Rodrigues

3 museus que deve visitar em Belmonte

A história de Belmonte confunde-se com a história da nação portuguesa. É concelho antigo, que teve a sua carta de foral ainda no século XII e iniciou a sua expansão a partir das terras da Serra da Esperança, onde, hoje, se localiza o seu boutique hotel da Beira Interior: o TheVagar.


Para saber mais e melhor sobre a história e a cultura destas magníficas terras lusas, sugerimos a visita a três dos muitos museus que vai encontrar na região:


Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos de Belmonte, ou Centro de Interpretação “À Descoberta de um Novo Mundo”, é totalmente direcionado para aquela que se considera a “época de ouro” de Portugal. Aqui vai poder aprender sobre as navegações dos descobridores portugueses para o Brasil, ao longo de cinco séculos. Este museu dispõe das mais modernas tecnologias e técnicas museográficas, de forma a chegar a todos os públicos. Está aberto de terça-feira a domingo, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30, encerrando apenas nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Museu do Território – Casa da Torre de Caria

Esta casa foi construída no início do século XIV, sob as ruínas do que teria sido um castelo. O objetivo seria servir de residência aos Bispos da Guarda, já que Caria era, à época, uma das mais importantes povoações desta diocese. A casa tem três pisos e funciona como núcleo arqueológico do município, onde é possível ver várias peças e achados. O espaço também proporciona encontros e conferências de estudiosos na área da arqueologia. Está aberta de terça a sexta-feira, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30. Aos fins de semanas e na semana de 21 a 26 de dezembro, as visitas podem realizar-se, mas mediante marcação prévia.


Museu do Azeite

O azeite é um dos ex-líbris de Portugal e a região de Belmonte é exímia em produzi-lo. Como tal, não é de estranhar a existência de um museu totalmente dedicado ao ouro líquido de Portugal, neste município. Este museu conta com três pisos, onde vai poder encontrar muita informação e diversão não só sobre o azeite, mas também sobre oliveiras, ecologia, agricultura e muito mais! O espaço tem, ainda, com uma zona de lazer, cafetaria e restaurante. Está aberto de terça-feira a domingo, das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30, encerrando apenas nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.


Se ficou com vontade de visitar algum ou todos estes museus, não espere mais. Faça já a sua reserva no TheVagar e traga-nos as suas questões. Vamos explicar tudo sobre estes espaços, ajudá-lo a programar a sua visita e a fazer as marcações. O melhor de tudo, é que, ao regressar, estaremos de sorriso no rosto à sua espera e de fogueira acesa, prontos para ouvi-lo contar sobre tudo o que aprendeu!



bottom of page