top of page
  • Foto do escritorCátia Rodrigues

Aventure-se a percorrer os Passadiços do Mondego

Inaugurados em novembro de 2022, os Passadiços do Mondego localizam-se à entrada da cidade da Guarda, na Beira Interior, bem no centro de Portugal Continental. Desenvolvem-se ao longo das margens do rio Mondego, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e Estrela Geopark.



Com 12 Km de extensão, o percurso caracteriza-se por ser linear, numa ligação entre a Barragem do Caldeirão e a aldeia de Videmonte, sendo este o sentido recomendado. Tem uma dificuldade média, com um desnível acumulado de 600 m e uma duração média entre duas a cinco horas, dependendo das capacidades dos caminhantes. É preciso considerar que 6,5 Km do percurso se realizam em estruturas de madeira e os restantes em caminhos rurais, de terra.


Para famílias, ou pessoas com mobilidade reduzida, foram criados percursos alternativos, para que todos possam desfrutar deste magnífico contacto com a natureza. O Percurso Família, tem a extensão de 2 Km e liga Videmonte ao Açude dos Trinta. Já o Percurso para Pessoas com Mobilidade Reduzida, tem, também, a extensão de 2 Km, mas inicia-se em Vila Soeiro Central e termina no Engenho do Pateiro.


É possível fazer o percurso ao longo de todo o ano, mas os horários são diferenciados, consoante as épocas. Essencialmente, poderá visitar em qualquer dia, das 09h às 17h, sendo a última entrada recomendada, às 16h. Os Passadiços do Mondego, têm um custo de 1€ por pessoa, a partir dos 12 anos. A aquisição dos bilhetes online, está disponível através do site www.passadicosdomondego.pt e, presencialmente, no Welcome Center Guarda, localizado na Praça Luís de Camões.


Agende já esta aventura pelo Interior Centro de Portugal e pernoite connosco, no TheVagar. Apenas vinte minutos nos separam desta linda atração, logo, é a oportunidade perfeita para unir o útil ao agradável, descansando, conhecendo o património cultural e natural de Belmonte e reconectando-se com as origens do ser. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda para o planeamento da sua vinda, já sabe, entre em contacto connosco, que teremos todo o gosto em ajudar.

Commenti


bottom of page