• Cátia Rodrigues

Descubra o segredo da felicidade

Um dos temas que mais tem despertado a atenção da sociedade atual, é a felicidade. Os estudos, os livros e as fórmulas multiplicam-se, à medida que que os segredos vão sendo revelados. Todos querem atingir a felicidade e não é para menos. Por uma questão de sobrevivência, o cérebro humano está preparado para detetar o perigo e somos invadidos por pensamentos negativos a todo o instante. Como equilibrar esta equação?



O povo dinamarquês é um dos mais felizes do mundo e, como tal, teremos, com certeza, muito a aprender com eles. Em 2016, quando ainda tinham uma das primeiras conversas sobre a ideologia TheVagar, e a Marta explicou à Lígia, a nossa designer de interiores, o ambiente que pretendia recriar, entraram logo em sintonia. “Hygge” (pronuncia-se "hu-ga"), explicou a Lígia, estava a ser disseminado pelo mundo, através do livro de Meik Wiking, CEO do The Happiness Research Institute e autor do livro A little book of hygge. Essencialmente, hygge, traduz-se na premissa do bem-estar, do acolhimento e do conforto, portanto tratava-se da palavra perfeita para definir o que estavam a desenhar para o TheVagar.


Na prática, hygge nada mais é do que um estilo de vida, que se baseia no usufruto de momentos conscientes, em ambientes aconchegantes. Reproduz-se na conceção de uma refeição entre amigos, com uma conversa despretensiosa, sorrisos e gargalhadas. Na toma de um chocolate quente, à lareira, embrulhado numa manta de retalhos. Na observação do pôr do sol, no topo da montanha. Na partilha de experiências, enquanto toma um copo de vinho e se envolve com os demais. Ou na simples leitura de um livro no jardim, enquanto ouve o cantar dos passarinhos.


Era exatamente este ambiente que a Marta e o André tinham sonhado para o TheVagar. Hoje, hygge está presente nos detalhes decorativos das suas suites, na posição estratégica do mobiliário, nas cores cuidadosamente escolhidas dos têxteis, nas atividades complementares que desenvolvemos para si, nos produtos tradicionais que colocamos no seu pequeno-almoço e, até, nas palavras que usamos para comunicar consigo.


Ainda tem dúvidas sobre o que vai encontrar TheVagar? Visite-nos no seu alojamento de charme, do Interior Centro de Portugal, aqui mesmo em Belmonte, e permita-se sentir por si mesmo. Venha aprender a ser feliz!